Parou? Terminou? Quando volta? Veja a situação dos campeonatos de futebol pelo mundo

Enquanto o Brasil ainda não tem uma data oficial para o retorno, outros países já se organizam para recomeçar a temporada

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 02 (AFI) – Aos poucos, o mundo do futebol vai retornando e alguns dos campeonatos mais importantes do mundo já têm data definida para a bola voltar a rolar.

O Brasil ainda não definiu o retorno, e deve ter divergências já que são 27 campeonatos estaduais diferentes para serem definidos.

No entanto, outros países, especialmente na Ásia e na Europa já voltam a ter jogos disputados. A grande maioria deve mesmo acontecer sem presença de público.

Confira aqui as datas de retorno do futebol pelo mundo:

NÃO PARARAM: Bielorrússia, Taiwan e Nicarágua
A Nicarágua encerrou a temporada normalmente e já não tem mais partidas desde o dia 9/05. A Bielorrússia foi o único país europeu que seguiu com a disputa e ainda têm jogos sendo disputados, com apenas algumas exceções de partidas adiadas. O mesmo ocorre em Taiwan.

08/05: Coreia do Sul
A Coreia do Sul foi o primeiro país a retomar o campeonato de futebol em meio à pandemia. No entanto, a temporada passada já tinha sido encerrada e as partidas marcaram o início de um novo campeonato.

A Alemanha será o primeiro país do alto escalão do futebol a contar com o retorno das partidas
A Alemanha será o primeiro país do alto escalão do futebol a contar com o retorno das partidas

16/05: Alemanha
O primeiro campeonato do grande escalão mundial a recomeçar foi o Alemão que reiniciou na 26ª rodada.

19/05: Costa Rica e Estônia

20/05: Sérvia

23/05: Armênia, República Tcheca e Hungria

28/05: Dinamarca

29/05: Polônia

30/05: Croácia, Israel, Lituânia, Montenegro e Ucrânia

01/06: Finlândia

02/06: Áustria
O Campeonato Austríaco retorna em 2 de junho, mas a final da Copa da Áustria foi disputada em 29 de maio.

03/06: Portugal
Após liberação do governo português, o retorno do campeonato nacional estava marcado para o dia 4 de junho. Posteriormente, a data foi antecipada para o dia anterior.

05/06: Bulgária

06/06: Grécia

08/06: Espanha
O governo espanhol autorizou o retorno e antecipou a data após os casos de coronavírus diminuírem no país. A Espanha foi um dos países mais afetados pela pandemia em toda a Europa.

12/06: Turquia (a confirmar)
A data ainda não está confirmada, mas é provável.

14/06: Suécia

16/06: Noruega

17/06: Inglaterra
O retorno foi confirmado com os jogos Aston Villa x Sheffield United e Manchester City x Arsenal, finalizando a 29ª rodada. Após isso, restará nove rodadas para o fim do campeonato. As partidas serão com portões fechados. O Campeonato Inglês está parado desde 9 de março.

19/06: Rússia
Depois de anunciar que o futebol no país voltaria no dia 21 de junho, o Governo Russo adiantou em dois dias o retorno da bola no país. No dia 19 irão acontecer dois jogos. O campeonato está parado desde março por conta da pandemia. Na retomada, partidas poderão contar com a presença de torcedores nas arquibancadas, ainda que limitados a 10%.

20/06: Italiano
O Campeonato Italiano retorna em 20 de junho. Existe a possibilidade de a Copa da Itália recomeçar uma semana antes.

24/06: China (a confirmar)
O Campeonato Chinês pode começar em 24 de junho, segundo informação da imprensa estatal do país. Mas vai depender dos números de casos da pandemia do coronavírus.

04/07: Japão

17/07: Paraguai (a confirmar)

15/08: Uruguai (a confirmar)

CAMPEONATO ENCERRADOS
Algumas competições optaram por terminara a temporada. São os casos de países como França, Holanda, Bélgica, Chipre, Escócia e México. A decisão, no entanto, ainda pode ser revertida na Justiça, já que nem todos os times se mostraram satisfeitos e prometem recorrer da decisão.

Na África, Camarões, Congo, República do Congo, Ilhas Maurício, Burkina Faso, Guiné, Quênia, Angola, Libéria, Niger e Etiópia adotaram a mesma medida e declaram as competições nacionais encerradas.