Novo capítulo: Ferj consegue liminar e obriga Globo a transmitir Campeonato Carioca

O estadual está na fase semifinal do segundo turno (Taça Rio) e contará com dois jogos às 16h de domingo

por Agência Futebol Interior

Rio de Janeiro, RJ, 03 (AFI) - A 'guerra' do direito de transmissão de jogos de futebol, que se iniciou com Flamengo e Globo, está longe de acabar e a cada dia ganha novos participantes. Desta vez foi a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) que acionou a Justiça e conseguiu uma liminar para que a emissora transmita os jogos do Campeonato Carioca, sob pena de multa de R$ 5 milhões por jogo. A decisão foi tomada pela juíza Eunice Bittencourt Haddad, da 24ª Vara Cível do Rio de Janeiro. Cabe recurso. A Ferj tomou a medida após a Globo rescindir o contrato de transmissão.

O estadual está na fase semifinal do segundo turno (Taça Rio) e contará com dois jogos às 16h de domingo: Flamengo x Volta Redonda e Fluminense x Botafogo. Como a Globo já não tinha o direito de transmitir jogos do Flamengo, a liminar se aplica no clássico carioca. Caso a final tenha mandante Fluminense, Botafogo ou Volta Redonda, a emissora também é obrigada a transmitir.

Rubens Lopes, presidente da Ferj. (Foto: Divulgação/Ferj)
Rubens Lopes, presidente da Ferj. (Foto: Divulgação/Ferj)

ENTENDA O CASO

Para transmitir jogos de futebol, era preciso negociar com as duas equipes envolvidas. A Globo entrou em acordo com todos do Campeonato Carioca, exceto o Flamengo. Com a publicação da Medida Provisória 984 por Jair Bolsonaro, é necessário agora negociar apenas com o mandante.

O Flamengo entendeu que poderia transmitir os jogos como mandantes em suas plataformas, pois não tinha contrato anterior com a emissora. E realmente transmitiu o jogo contra o Boavista em 1º de julho.

Já a Globo entendeu que, como tinha contrato com o Boavista, este deveria ser respeitado, mesmo com a nova MP. No dia seguinte ao jogo do Flamengo, a Globo anunciou que se viu lesada e comunicou rescisão de contrato com todos do Campeonato Carioca, apesar de informar que pagaria as cotas restantes de 2020.

No mesmo dia, a Ferj emitiu comunicado pedindo que as equipes que tinham contrato não transmitissem os jogos. O Vasco não atendeu ao pedido e transmitiu a partida contra o Madureira na Vasco TV, no YouTube.